quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Por unanimidade, tribunal determina a prisão de Picciani, Melo e Albertassi

Por unanimidade, tribunal determina a prisão de Picciani, Melo e Albertassi

Relator dz que mundo da política não pode criar regras próprias
   
POR CHICO OTAVIO, JULIANA CASTRO, MIGUEL CABALLERO E FERNANDA KRAKOVICS 16/11/2017 14:48 / atualizado 16/11/2017 15:40



RIO — Por unanimidade, os desembargadores da Seção Criminal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) votaram nesta quinta-feira pela prisão em flagrante do presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, do líder do governo na Casa, Edson Albertassi, e do deputado Paulo Melo, todos do PMDB. Foram cinco votos pela prisão dos deputados. (LEIA MAIS: veja como foi o julgamento do pedido de prisão dos deputados)

A decisão do Tribunal Regional Federal é para que a prisão de Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi seja cumprida de imediato. Os mandados de prisão serão expedidos a qualquer momento.


A Mesa Diretora da Alerj deve convocar uma sessão extraordinária para amanhã, segundo dirigentes da Assembleia, com o objetivo de deliberar sobre a prisão dos deputados. O PMDB tem maioria na Casa, que deve derrubar a decisão da Justiça de prender os deputados, conforme adiantou hoje reportagem do GLOBO.

Segundo o voto do relator Abel Gomes, seguido pelos demais desembargadores, o tribunal determinou que apenas a decisão sobre a prisão dos deputados Picciani, Albertassi e Paulo Melo - e não sobre o afastamento deles do mandato, deve ser submetida à Alerj.

Assim, mesmo que a Alerj derrube a prisão, eles continuariam afastados do mandato. É possível, porém, que a Alerj resolva deliberar também sobre o afastamento, usando como argumento a recente decisão do STF, no caso que beneficiou o senador Aécio Neves, de que medidas cautelares contra parlamentares (como afastamento do mandato) sejam submetidas ao Legislativo.

Ao debater esta questão no julgamento, os desembargadores definiram que esta recente decisão do STF não se aplicaria neste caso. O desembargador Marcelo Granado chegou a citar uma decisão da própria presidente do STF, ministra Carmén Lúcia, que em 2006 decidiu que não havia necessidade de submeter ao Legislativo uma medida contra um deputado estadual de Rondônia.

- Trata-se de uma situação excepcionalíssima o caso do Rio. O ex-governador está preso, condenado a dezenas de anos, ex-secretários estão presos, cinco conselheiros do tribunal de contas afastados, depois de terem sido presos, uma crise financeira enorme, salários atrasados. Um cenário que justificaria que se pensasse até numa intervenção federal. Quem discordaria de que é uma situação excepcional? - afirmou, ao argumentar que o afastamento dos deputados não precisaria ser submetida à Alerj.

O relator Abel Gomes iniciou o seu voto, dizendo que o mundo da política não pode criar regras próprias:

- Não se pode compreender como lícito no mundo da política o que o MPF apontou nessa investigação - afirmou, ressaltando em outro trecho: - Fazer política não é criar regras capazes de beneficiar estruturas financeiras mediante pagamento de propina.

Em seu voto, o desembargador lembrou que, segundo o Ministério Público Federal, os deputados não cumpriram com o dever funcional:


- E mais: o cargo era a função dos pagamentos que os colaboradores, testemunhas e documentos apontam que foram feitos.

O relator declarou ainda que, no caso dos deputados, "a gravidade dos fatos se apresenta com ainda mais nitidez" do que no caso do restante dos acusados.

Antes, o desembargador relembrou a polêmica que envolveu a indicação do deputado Edson Albertassi para o TCE-RJ e que o documento original com a assinatura dos conselheiros substitutos que desistiram da vaga foi encontrado no gabinete do peemedebista. Albertassi desistiu da indicação após a Operação Cidade Velha, deflagrada na terça-feira.

Segundo a votar, o desembargador Messod Azulay Neto disse que as investigações demonstram que o interesse privado se sobrepôs ao interesse público:

- Entendo que o Rio de Janeiro está sem paz, carece de paz, a sociedade do Rio não tem paz e atribui isso a essas pessoas.

O desembargador atribuiu ainda o desequilíbrio fiscal e econômico do estado ao investigados:

- Essas pessoas precisam ser afastadas do convívio da sociedade. Eles estão há décadas conduzindo o destino do Rio.

Messod Azulay Neto citou o fato de que a decisão do TRF-2 será submetida à Assembleia Legislativa.

- Que a Assembleia tome a decisão que achar melhor e saiba que será julgada pela história.

O desembargador Paulo Espírito Santo também votou com o relator e ressaltou que não julgou o mérito do processo, mas sim um pedido de prisão e afastamento dos deputados.

O quarto a votar, o desembargador Marcelo Gramado salientou que acompanhou os votos dos outros três desembargadores para que o mandado seja cumprido imediatamente, sem precisar da chancela da Alerj para que isso ocorra.


O desembargador Ivan Athié também votou pela prisão dos deputados, fechando o placar em 5 a 0. Presidente da 1ª Seção Especializada, Athié não votaria, mas decidiu votar mesmo sem empate no placar.

DECISÃO HISTÓRICA, DIZ PROCURADORA

Após o julgamento, a procuradora regional da República Silvana Batini disse que a decisão da 1ª Seção Especial foi histórica. 



- A gente considera essa decisão história, importante e absolutamente necessária, porque O enfretamento à criminalidade organizada no Rio precisa de decisões corajosas e que enxerguem a realidade dessa situação. Estamos contentes, porque a decisão atende aos reclames da sociedade - afirmou a procuradora.

A sessão decretou a prisão imediata e, concomitantemente, enviou um ofício à Alerj. Os desembargadores decidiram ainda pelo afastamento dos deputados, e que a assembleia não pode votar o afastamento, somente a prisão.



- O afastamento está sendo entendido como decorrência da prisão. O afastamento independe da deliberação da Alerj. O precedente do Supremo não atende aos deputado estaduais. A submissão do afastamento não se aplica - afirmou a procuradora.



Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/por-unanimidade-tribunal-determina-prisao-de-picciani-melo-albertassi-22075283#ixzz4ycooudJF stest

Ativistas LGBT fazem com que a ONU se posicione oficialmente contra os cristãos

Ativistas LGBT fazem com que a ONU se posicione oficialmente contra os cristãos

Relatório afirma que "fundamentalistas" violam os "direitos culturais" dos LGBT


ONU se posiciona oficialmente contra os cristãos
Para os ativistas LGBT – pró-aborto e pela ideologia do gênero – os cristãos são um obstáculo crescente para a imposição de sua agenda. A ONG Promsex, com sede no Peru, fez uma denúncia junto à Organização das Nações Unidas (ONU), alegando violação dos “direitos culturais”.
O “Relatório Especial de Direitos Culturais”, elaborado pela ONU a partir das “denúncias” da Promsex, insiste que “o fundamentalismo religioso tende a causar um impacto desproporcional sobre os direitos das mulheres”. Na verdade, eles reclamam da pressão feita pelos movimentos cristãos (evangélicos e católicos) contra as organizações feministas que lutam pela legalização do aborto, alegando que se trata de “direitos reprodutivos”.
O termo “fundamentalistas” foi usado para se referir aos grupos que, segundo eles, “rejeitam a igualdade e universalidade dos direitos humanos, baseando-se em visões mundiais rígidas”. Também protestam que “alguns desses grupos costumam impor sua interpretação de doutrinas religiosas, de modo que as leis e políticas que eles promovem são baseadas em ideias estereotipadas e sexistas sobre as relações de gênero”.
Em seu Relatório Especial, a ONU afirma que é obrigação dos Estados “prevenir e punir os atos cometidos por atores não estatais, como grupos da sociedade civil, igrejas, entre outros, que são fundamentalistas e extremistas, contrários aos direitos humanos”.
Por fim, acusam os cristãos de serem “o muro que os impede de avançar” com sua agenda. Propositalmente, ignoraram o fato de que as organizações cristãs é que são responsáveis – através de asilos, orfanatos, e abrigos – pelo cuidado de mulheres, crianças e idosos que não recebem o apoio das autoridades. Não se conhece instituições similares fundadas e mantidas por feministas e ativistas LGBT.
A Promsex é mais uma ONG ligada à Planned Parenthood, fazendo parte da rede que George Soros tem montado para impor sua agenda globalista na América Latina.
Em um texto publicado recentemente no site da Open Societydivulgado no Twitter oficial de Soros, ele lamenta o crescimento na América Latina do “movimento conservador”. Para Soros, essa é “uma ideologia falsa”, que se opõe ao conceito “libertador da ideologia do gênero”.  Quem são os culpados? Sobretudo os cristãos, que “procuram benefícios religiosos”. Por isso, argumenta, é preciso um acirramento de posições em 2018.
No mês passado ele divulgou que está investindo 18 bilhões de dólares na Open Society para a “promoção dos direitos humanos”. A julgar pela argumentação da Promsex, isso significa, na prática, promoção das pautas anticristãs.

Câmara dos EUA aprova regra que abre caminho para votação da reforma tributária

Câmara dos EUA aprova regra que abre caminho para votação da reforma tributária

17:50 | 15/11/20170

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos contabilizou 235 votos contra 191 nesta quarta-feira pela regra que prepara o terreno para a apreciação da reforma tributária no plenário. A votação da proposta elaborada pelos deputados republicanos deve acontecer na manhã desta quinta-feira, depois que o presidente americano, Donald Trump, se encontrar com congressistas republicanos no Capitólio.
Os líderes do Partido Republicano transmitiram confiança de que têm os votos necessários para aprovar o projeto de lei que pretende reduzir a tributação para empresas, o número de faixas de impostos e eliminar algumas deduções populares.

Separadamente, o Comitê de Finanças do Senado está trabalhando na sua versão do projeto. Espera-se que o Senado vote a medida após o Dia de Ação de Graças. As duas casas precisarão, então, reconciliar os projetos, para chegar a uma medida dentro do esperado pelo Trump até o Natal. Fonte: Associated Press.

FONTE https://www.opovo.com.br/noticias/mundo/ae/2017/11/camara-dos-eua-aprova-regra-que-abre-caminho-para-votacao-da-reforma-t.html

Pedi aos países asiáticos que isolem a Coreia do Norte, afirma Trump

Pedi aos países asiáticos que isolem a Coreia do Norte, afirma Trump

18:10 | 15/11/2017

Resultado de imagem para TRUMP 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou há pouco que pediu aos líderes dos países asiáticos, incluindo a China, que isolem a Coreia do Norte.
"A ameaça nuclear da Coreia do Norte requer medidas urgentes", afirmou o presidente americano, no primeiro comunicado em solo dos EUA após a volta da visita de quase duas semanas à Ásia.

De acordo com Trump, até mesmo o presidente da China, Xi Jinping, reconheceu que a Coreia do Norte é uma "ameaça" também para Pequim, principal aliada do regime comunista. "Todas as opções para lidar com a Coreia do Norte continuam sobre a mesa", reafirmou.

Trump disse que ele e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, têm o mesmo objetivo: desnuclearizar a Coreia do Norte. Ele afirmou também que a Coreia do Sul reafirmou compromisso de máxima pressão contra Pyongyang.

Em mais um ataque às gestões anteriores, Trump disse os presidentes antes dele "falharam em defender os interesses americanos" pelo mundo. Ainda assim, ele afirmou ter notado "um grande respeito pela América" dos demais líderes asiáticos.

FONTE https://www.opovo.com.br/noticias/mundo/ae/2017/11/pedi-aos-paises-asiaticos-que-isolem-a-coreia-do-norte-afirma-trump.html

China enviará emissário à Coreia do Norte na sexta-feira

China enviará emissário à Coreia do Norte na sexta-feira

07:10 | 15/11/2017



O presidente chinês, Xi Jinping, enviará um emissário especial para a Coreia do Norte na próxima sexta-feira, 17, informou nesta quarta-feira, 15, a agência estatal Xinhua, em meio a tensões regionais desencadeadas pelas ambições nucleares de Pyongyang.

O representante chinês, Song Tao, responsável pelo "escritório de ligação internacional" do Partido Comunista Chinês (CCP) irá para a Coreia do Norte para visitar o país e falar sobre o congresso quinquenal do partido, que confirmou Xi no poder, acrescentou Xinhua sem dar mais detalhes.

Principal apoio diplomático e econômico da Coreia do Norte, a China aprovou e implementou recentemente vários pacotes de sanções contra Pyongyang votados na ONU.

Em sua visita a China na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que Xi se envolvesse plenamente na resolução da crise com a Coreia do Norte e insistiu na necessidade de "atuar rapidamente".

Washington pede que o gigante asiático faça mais para assustar economicamente Pyongyang. "A China pode resolver este problema de forma fácil e rápida", disse Trump.

Al-Shabab, o grupo acusado pelo maior ataque da história da Somália, que matou quase 300 pessoas

Al-Shabab, o grupo acusado pelo maior ataque da história da Somália, que matou quase 300 pessoas

Organização extremista, ligada à Al-Qaeda, é apontada pelo governo somali como responsável por explosão que deixou pelo menos 276 mortos e mais de 300 feridos na capital Mogadíscio.

BBC BRASIL.com


A organização extremista Al-Shabab foi apontada pelo governo da Somália como responsável pela explosão que deixou pelo menos 276 mortos e mais de 300 feridos na capital do país, Mogadíscio.

Homens deixam local da explosão na Somália 
Homens deixam local da explosão na Somália




O ataque, que aconteceu no sábado em uma movimentada área da cidade, é o mais letal da história do país desde que o grupo surgiu, há cerca de dez anos.

A explosão foi tão forte que destruiu hotéis, edifícios do governo e restaurantes.

"Foi a maior explosão que eu já vi na vida. Destruiu toda a área", disse uma testemunha à agência de notícias AFP.

Um dos mortos foi uma estudante de medicina que colaria grau no dia seguinte.

Seu pai havia viajado a Mogadíscio para comparecer à solenidade, mas acabou participando de seu enterro.

"O incidente de hoje foi um ataque horrível do Al-Shabab contra civis inocentes", disse o presidente Mohamed Abdullahi Mohamed à imprensa local.

Somalis foram às ruas protestar contra o grupo e pedir doação de sangue. Os hospitais estão superlotados de feridos e há falta de medicamentos e de bolsas de sangue.

Um avião militar da Turquia chegou com ajuda médica. Horas depois, voltou ao país carregando 40 feridos.

Nenhum grupo ainda reivindicou a autoria do atentado.

O Al-Shabab, que tem ligações com a Al-Qaeda, vem realizando ataques violentos, em especial no Quênia, há anos.

A organização extremista chegou a controlar parte da Somália, mas foi expulsa das principais cidades que dominava no sul e no centro do país.

Ainda assim, o grupo permanece como uma ameaça em potencial ao governo local, que conta com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas) e da União Africana (UA), e a países vizinhos.

Quem é o Al-Shabab?

Al-Shabab significa 'A Juventude' em árabe. O grupo surgiu como uma ala radical da hoje extinta União das Cortes Islâmica da Somália em 2006, enquanto combatia forças etíopes que invadiram o país para apoiar o fraco governo interino.

Nas áreas sobre seu controle, impôs uma versão rígida da sharia (lei islâmica), desde o apedrejamento até a morte das mulheres acusadas de adultério, passando pelo amputamento dos acusados de roubo.

Estima-se que, atualmente, o grupo tenha de 7 mil a 9 mil combatentes, incluindo estrangeiros.

Qual é a orientação religiosa do Al-Shabab?

O Al-Shabab defende a versão wahabista do islã, inspirada pela Arábia Saudita, enquanto a maioria dos somalis segue a linha do sufismo.

Por destruir um grande número de santuários sufistas, o grupo insuflou o descontentamento popular.

Quanto da Somália o Al-Shabab controla?

O Al-Shabab foi expulso da capital do país, Mogadíscio, em agosto de 2011.

Apesar de ter perdido o controle das principais cidades e povoados, o grupo ainda tem influência sobre áreas rurais da Somália.

Analistas acreditam que a organização extremista vem se focando cada vez mais em táticas de guerrilha para conter o poder de fogo das forças da UA.

Mas o grupo está sob pressão de várias frentes, tanto na Somália quanto no Quênia e na Etiópia.

Em agosto deste ano, Mukhtar Robow Mansuur, porta-voz da organização e um de seus ex-líderes, se entregou ao governo da Somália e pediu aos integrantes do Al Shabab para abandonarem a organização.

Quem é o líder do Al-Shabab?

Por anos a fio, Ahmed Abdi Godane liderou o grupo. Também conhecido como Mukhtar Abu Zubair, ele era originário da região separatista da Somalilândia, ao norte do país.

Godane, uma figura reclusa que era amante de poesia e assumiu o comando do grupo, foi morto em 2014 em um ataque aéreo americano assim como seu antecessor, Moalim Aden Hashi Ayro, morto 2008.

Ahmad Umar, que também é conhecido como Abu Ubaidah e teria cerca de 40 anos, é apontado como um dos cabeças da organização. Em 2014, ele foi indicado por unanimidade entre os comandantes para liderar o Al-Shabab.

Cena de um ataque no Quênia 
Cena de um ataque no Quênia
Foto: BBCBrasil.com

Quais foram os principais ataques do grupo ?

Antes do atentado na capital da Somália, as ações do Al-Shabab que haviam recebido mais cobertura internacional foram ataques no país vizinho Quênia.

Em abril de 2015, o Al-Shabab atacou o campus de uma universidade na cidade de Garissa, no noroeste do Quênia, e deixou mais 147 estudantes mortos.

Dois anos antes, o grupo havia assumido a responsabilidade pelo ataque que deixou dezenas de mortos num shopping de Nairóbi, também no Quênia.

Anteriormente, foi responsabilizado por um ataque suicida duplo na capital de Uganda, Kampala, que matou 76 pessoas que assistiam pela televisão à final da Copa do Mundo de futebol, em 2010.

O ataque aconteceu porque Uganda - junto com o Burundi - forneceu grande parte das tropas da UA na Somália antes de o Quênia entrar no conflito.

Quem são os apoiadores do Al-Shabab?

A Eritreia é o único aliado regional, mas nega prover armas para o Al-Shabab. A Eritreia apoia o grupo para conter a influência da arquiinimiga Etiópia, de que se tornou independente em 1993.

Com o apoio dos Estados Unidos, a Etiópia enviou tropas para a Somália em 2006 para combater os islamistas. As forças etíopes se retiraram em 2009 após sofrer fortes baixas.

Num vídeo de 2012, o ex-líder da organização disse que obedecia ao comando da organização terrorista Al-Qaeda. Analistas acreditam que por anos os dois grupos atuaram juntos.

Há ainda a suspeita de que o Al-Shabab tenha ligação com outros grupos extremistas da África como o Boko Haram, da Nigéria. Contudo, não se sabe qual o nível de relacionamento do Al-Shabab com o autoproclamado Estado Islâmico.

Quais são as redes de recrutamento?

Assim como outros grupos extremistas, o Al-Shabab também usa redes sociais como o Facebook e o Twitter para recrutar combatentes e disseminar informações sobre as atividades da organização.

A editora do serviço africano da BBC, Mary Harper, afirma que o Al-Shabab é muito ativo na internet e usa vídeos com rap e imagens de campos de treinamento na tentativa de atrair seguidores.

*Esse texto foi publicado originalmente em 21 setembro de 2013 e atualizado depois do novo ataque na capital da Somália, Mogadíscio.

Estoques de petróleo sobem 1,854 milhão na semana nos EUA e contrariam previsão

Estoques de petróleo sobem 1,854 milhão na semana nos EUA e contrariam previsão

Os estoques de petróleo nos Estados Unidos aumentaram 1,854 milhão de barris na semana até 10 de novembro, a 458,997 milhões de barris, informou o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês). Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam queda de 1,4 milhão de barris.
Os estoques de gasolina avançaram 894 mil barris na semana, a 210,431 milhões de barris, o que também contrariou a previsão de recuo de 1,1 milhão de barris dos analistas. Já os estoques de destilados tiveram baixa de 799 mil barris, a 124,763 milhões de barris, ante expectativa de recuo de 500 mil barris.

A taxa de utilização das refinarias avançou a 91,0%, de 89,6% na semana anterior. Nesse caso, a previsão era de 90,5%.

Os estoques de petróleo no centro de distribuição de Cushing tiveram baixa de 1,504 milhão de barris, a 63,055 milhões de barris.

A produção de petróleo dos EUA, por sua vez, aumentou a 9,645 milhões de barris por dia, de 9,620 milhões de barris por dia na semana anterior.


FONTE https://www.opovo.com.br/noticias/economia/ae/2017/11/estoques-de-petroleo-sobem-1-854-milhao-na-semana-nos-eua-e-contrariam.html

Reforma trabalhista: como ficou a lei com a nova MP publicada

Reforma trabalhista: como ficou a lei com a nova MP publicada

A reforma trabalhista entrou em vigor no dia 11 de novembro, mas o governo já editou uma Medida Provisória (MP) que altera parte do texto aprovado. Temas importantes e polêmicos, como a contribuição previdenciária (INSS) de funcionários com contrato intermitente de trabalho, quarentena intermitente, fim do contrato intermitente, regras para grávidas, indenização, jornada de 12 por 36 horas e questões relacionadas ao trabalho como autônomo mudam com a nova MP.
O texto da nova legislação trabalhista não fornecia detalhes sobre a contribuição ao INSS nos casos de trabalho intermitente. Mas com a nova MP, quando a renda mensal não atingir o salário mínimo, o trabalhador terá de pagar a diferença ao INSS. Se ele não pagar, o mês não será considerado para fins de cálculo de aposentadoria e seguro-desemprego.

A quarentena intermitente mudou?

A Medida Provisória cria uma quarentena de 18 meses para contratar ex-empregado como intermitente, mas a cláusula só vale até dezembro de 2020. Antes, não era prevista a quarentena para recontratar ex-empregado como intermitente.

O encerramento do contrato de trabalho intermitente permanece o mesmo?

Se antes não estava prevista a regra para o encerramento de contrato nessa modalidade, agora será permitido ao trabalhador de contrato intermitente movimentar 80% da conta do FGTS, mas isso não dá acesso ao seguro-desemprego.

As grávidas continuam autorizadas a continuar trabalhando em atividades insalubres de grau mínimo e médio, exceto com atestado médico?

Não, a regra mudou. Agora, as grávidas ficarão livres do trabalho insalubre, mas poderão trabalhar se apresentarem autorização médica.

O valor máximo de indenização em casos de ação trabalhista mudou?

Sim. Na legislação aprovada, o valor máximo poderia ser de até 50 vezes o último salário do empregado. Mas com a MP, o limite passou para 50 vezes o teto dos benefícios da Previdência.

O acordo para a jornada de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso ainda é permitido?

Sim. Mas antes o acordo individual era suficiente para autorizar a jornada de 12 por 36 horas. Com as novas regras da MP, será necessário fazer um acordo coletivo para cumprir a nova jornada. A exceção são os trabalhadores da saúde que podem aderir em acordo individual.

Os trabalhadores autônomos poderão atuar com cláusula de exclusividade?

Não. Embora a nova legislação trabalhista permitisse a possibilidade de contratar um profissional autônomo com cláusula de exclusividade, a MP colocou um fim na cláusula de exclusividade.

Sem a cláusula de exclusividade, um profissional autônomo que trabalha para apenas uma empresa teria vínculo empregatício?

Não. A nova MP diz que trabalhar para apenas uma empresa não gera vínculo empregatício.


FONTE https://www.opovo.com.br/noticias/economia/ae/2017/11/reforma-trabalhista-como-ficou-a-lei-com-a-nova-mp-publicada.html

Petrobras anuncia quedas de 3,80% no preço da gasolina e de 1,30% no diesel

Petrobras anuncia quedas de 3,80% no preço da gasolina e de 1,30% no diesel


A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com queda de 3,80% no preço da gasolina nas refinarias e recuo de 1,30% no preço do diesel. Os novos valores valem a partir da sexta-feira, dia 17.
A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente.

Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.

Agência Estado

A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com queda de 3,80% no preço da gasolina nas refinarias e recuo de 1,30% no preço do diesel. Os novos valores valem a partir da sexta-feira, dia 17.
A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente.

Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.

Agência Estado

Atentados suicidas deixam mortos na Nigéria



Atentados suicidas deixam

 mortos na Nigéria

21:42 | 15/11/2017


Ao menos 14 pessoas morreram e 29 ficaram feridas após a explosão de
quatro bombas no nordeste do país. Esse é um dos maiores ataques do 
Boko 
Haram nos últimos anos.Uma série de atentadoa à bomba deixou nesta 
quarta-feira (15/11) ao menos 14 mortos e 29 feridos na Nigéria. 
O grupo extremista Boko Haram reivindicou o ataque que ocorreu em 
um subúrbio de Maiduguri, a principal cidade do nordeste nigeriano.

Segundo o porta-voz da polícia, Victor Isukwu, dois homens e duas 
mulheres suicidas detonaram as bombas em regiões bastante 
movimentadas de Muna Gari. A primeira explosão ocorreu no pátio
 de orações da mesquita local. 
Outras três explosões se sucederam na mesma área. As detonações 
puderam ser ouvidas em Maiduguri.

Esse foi o maior ataque terrorista do Boko Haram dos últimos anos. 
O grupoextremista deseja impor um estado islâmico no norte da 
Nigéria, país divididoentre as religiões cristã e muçulmana.

Os ataques terroristas aumentaram nos últimos meses no nordeste do país, 
apesar da perseguição a combatentes do grupo pelas forças de segurança 
nigeriana. Os jihadistas já foram expulsos de vários territórios, mas 
continuamsendo uma ameaça na Nigéria e em países da sua fronteira 
nordeste.

Desde o início da ofensiva do Boko Haram, em 2009, mais de 20 mil 
pessoas morreram e cerca de 1,9 milhões tiveram que deixar as suas 
casas, segundo as Nações Unidas.

CN/ap/lusa/afp

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz 
jornalismo  independente em 30 idiomas. 

FONTE https://www.opovo.com.br/noticias/mundo/dw/2017/11/atentados-
suicidas-deixam-mortos-na-nigeria.html

Não Sou: – Nem Negro, Nem Homossexual, Nem Índio, Nem Assaltante, Nem Guerrilheiro, Nem Invasor De Terras. Como faço para viver no Brasil nos dias atuais?

12/11/2013 11:08 am

Não Sou: – Nem Negro, Nem Homossexual, Nem Índio, Nem Assaltante, Nem Guerrilheiro, Nem Invasor De Terras. Como faço para viver no Brasil nos dias atuais?


Ives Gandra da Silva Martins, é um luso-descendente e prestigiada figura da Comunidade Luso-Brasileira, renomado professor emérito das Universidades Mackenzie e UNIFMU e da Escola de Comando e Estado Maior do Exército Brasileiro e Presidente do Conselho de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo
Ives Gandra da Silva Martins, é um luso-descendente e prestigiada figura da Comunidade Luso-Brasileira, renomado professor emérito das Universidades Mackenzie e UNIFMU e da Escola de Comando e Estado Maior do Exército Brasileiro e Presidente do Conselho de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo

Não Sou: – Nem Negro, Nem Homossexual, Nem Índio, Nem Assaltante, Nem Guerrilheiro, Nem Invasor De Terras. Como faço para viver no Brasil nos dias atuais? Na …verdade eu sou branco, honesto, professor, advogado, contribuinte, eleitor, hétero… E tudo isso para quê?
Meu Nome é: Ives Gandra da Silva Martins* Hoje, tenho eu a impressão de que no Brasil o “cidadão comum e branco” é agressivamente discriminado pelas autoridades governamentais constituídas e pela legislação infraconstitucional, a favor de outros cidadãos, desde que eles sejam índios, afrodescendentes, sem terra, homossexuais ou se autodeclarem pertencentes a minorias submetidas a possíveis preconceitos. Assim é que, se um branco, um índio e um afrodescendente tiverem a mesma nota em um vestibular, ou seja, um pouco acima da linha de corte para ingresso nas Universidades e as vagas forem limitadas, o branco será excluído, de imediato, a favor de um deles! Em igualdade de condições, o branco hoje é um cidadão inferior e deve ser discriminado, apesar da Lei Maior (Carta Magna). Os índios, que pela Constituição (art. 231) só deveriam ter direito às terras que eles ocupassem em 05 de outubro de 1988, por lei infraconstitucional passaram a ter direito a terras que ocuparam no passado, e ponham passado nisso. Assim, menos de 450 mil índios brasileiros – não contando os argentinos, bolivianos, paraguaios, uruguaios que pretendem ser beneficiados também por tabela – passaram a ser donos de mais de 15% de todo o território nacional, enquanto os outros 195 milhões de habitantes dispõem apenas de 85% do restante dele. Nessa exegese equivocada da Lei Suprema, todos os brasileiros não-índios foram discriminados. Aos ‘quilombolas’, que deveriam ser apenas aqueles descendentes dos participantes de quilombos, e não todos os afrodescendentes, em geral, que vivem em torno daquelas antigas comunidades, tem sido destinada, também, parcela de território consideravelmente maior do que a Constituição Federal permite (art. 68 ADCT), em clara discriminação ao cidadão que não se enquadra nesse conceito. Os homossexuais obtiveram do Presidente Lula e da Ministra Dilma Roussef o direito de ter um Congresso e Seminários financiados por dinheiro público, para realçar as suas tendências – algo que um cidadão comum jamais conseguiria do Governo! Os invasores de terras, que matam, destroem e violentam, diariamente, a Constituição, vão passar a ter aposentadoria, num reconhecimento explícito de que este governo considera, mais que legítima, digamos justa e meritória, a conduta consistente em agredir o direito. Trata-se de clara discriminação em relação ao cidadão comum, desempregado, que não tem esse ‘privilégio’, simplesmente porque esse cumpre a lei.. Desertores, terroristas, assaltantes de bancos e assassinos que, no passado, participaram da guerrilha, garantem a seus descendentes polpudas indenizações, pagas pelos contribuintes brasileiros. Está, hoje, em torno de R$ 4 bilhões de reais o que é retirado dos pagadores de tributos para ‘ressarcir’ aqueles que resolveram pegar em armas contra o governo militar ou se disseram perseguidos. E são tantas as discriminações, que chegou a hora de se perguntar: de que vale o inciso IV, do art. 3º, da Lei Suprema? Como modesto professor, advogado, cidadão comum e além disso branco, sinto-me discriminado e cada vez com menos espaço nesta sociedade, em terra de castas e privilégios, deste governo.

TV flagra 'leilão' de africanos como escravos na Líbia

ÁFRICA
TV flagra 'leilão' de africanos como escravos na Líbia
14 NOV 2017 15h08

Traficantes de seres humanos foram flagrados fazendo um "leilão" de imigrantes da África Subsaariana na Líbia, principal ponto de partida para as chamadas "viagens da morte" no Mar Mediterrâneo rumo à Itália.

Migrantes resgatados pela marinha líbia em porto de Trípoli

Migrantes resgatados pela marinha líbia em porto de Trípoli
Migrantes resgatados pela marinha líbia em porto de Trípoli
Foto: Reuters
Em uma reportagem da emissora norte-americana "CNN", criminosos aparecem vendendo prisioneiros por até 1,2 mil dinares, o equivalente a cerca de R$ 2,6 mil. Após ter recebido uma denúncia, a rede conseguiu se infiltrar em um desses leilões com câmeras escondidas e viu o tratamento dado a essas pessoas.

"800, 900, 1 mil, 1,1 mil...", diz o "leiloeiro" ao vender um nigeriano que aparenta ter cerca de 20 anos e é descrito como membro de um grupo de "garotos grandes e fortes para trabalho na fazenda". Segundo a "CNN", que presenciou um leilão em outubro passado perto da capital do país, Trípoli, 12 pessoas foram vendidas em apenas sete minutos.

"Alguém precisa de um escavador? Este é um escavador, um homem grande e forte", afirma o leiloeiro na gravação feita pela emissora. Ainda de acordo com a rede, seus repórteres conseguiram abordar dois indivíduos que haviam sido leiloados, mas eles estavam tão "traumatizados" e "amedrontados" que não conseguiam ou não queriam falar.

A denúncia chega no momento em que a Itália comemora uma drástica redução no número de migrantes forçados que cruzam o Mediterrâneo Central, resultado obtido em grande parte graças a um acordo com a Líbia.

Em fevereiro passado, os dois países assinaram um pacto, patrocinado pela União Europeia, para Roma treinar e equipar a Guarda Costeira líbia, tornando-a capacitada para fazer operações de busca e resgate no Mediterrâneo. Dessa forma, pessoas socorridas no mar são levadas de volta para o país africano, e não mais para a Itália, como acontece quando o salvamento é feito por um navio europeu.

Além de reduzir o número de migrantes forçados que desembarcam em solo italiano, o acordo desestimula novas viagens, fazendo com que milhares de pessoas se acumulem na Líbia sob poder de traficantes, que então as leiloam para não perder dinheiro.

"O sofrimento dos migrantes detidos na Líbia é um ultraje à consciência da humanidade", declarou nesta terça-feira (14) o alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein.

O acordo para reduzir a migração clandestina no Mediterrâneo é contestado por agências humanitárias, que afirmam que a Líbia, um país em constante agitação desde a queda de Muammar Kadafi, não tem condições de garantir os direitos humanos e de acolher corretamente refugiados e migrantes forçados.

Entre 1º de janeiro e 14 de novembro de 2017, 114.606 pessoas fizeram a travessia do Mediterrâneo Central entre Líbia e Itália, número 31,10% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.

FONTE : https://www.terra.com.br/noticias/mundo/africa/tv-flagra-leilao-de-africanos-como-escravos-na-libia,20d8dfd365367d34dd646ae49417ab2cwnjzk60q.html