sábado, 19 de agosto de 2017

Região da Espanha com mais jihadistas é a Catalunha

Catalunha é região da Espanha com mais jihadistas
Grande população muçulmana local permite que extremistas se escondam com maior facilidade



BARCELONA — Os atentados na Catalunha representam para as forças de segurança um pavoroso e antigo temor que se tornou realidade. Há anos os Mossos d’Esquadra e a Polícia Nacional monitoram com mais atenção a comunidade islâmica da região, considerada pelo Informe Anual de Segurança Nacional de 2016 a “que se caracteriza por ser a mais radical e com mais vínculos com outros extremistas da Europa”. Desde 2012, houve 30 operações antijihadistas na Catalunha , com 62 prisões — de longe o maior número na Espanha.

— Há anos que extremistas planejam um atentado na Catalunha. Como em 2008, quando uma grande ação foi impedida. Na Catalunha, há cerca de 550 mil muçulmanos. É mais fácil para um terrorista passar despercebido num grupo tão grande. Ela é a Comunidade Autônoma com o maior número de operações e detenções policiais por suspeitas de jihadismo na Espanha — salienta.Manuel H., analista de terrorismo e colaborador da Universidade Carlos III, explica que a dimensão da comunidade muçulmana na região dificulta a identificação de possíveis terroristas, além de outras características específicas do grupo instalado ali.

Em abril deste ano, o Departamento de Segurança Nacional anunciou a prisão de um salafista (radical islâmico) e o desmonte de uma célula do Estado Islâmico (EI) em Alicante, na Comunidade de Valência, na fronteira com a Catalunha. Segundo o governo catalão, os salafistas são o maior grupo entre os muçulmanos que residem na comunidade e são considerados um risco para os que lidam com a prevenção de ataques.

— Dentro do mundo islâmico, os salafistas são aqueles que têm que voltar a viver o passado para recuperar a confiança de Alá. Dentro desse grupo, há alguns, não a maioria, que se radicalizam e correm o risco de se tornarem terroristas — acrescenta Manuel H. — Além disso, a Catalunha concentra uma grande população de imigrantes do Paquistão. Mais que qualquer outra comunidade. Com tantas pessoas, é mais difícil identificar uma ameaça ligada antes à al-Qaeda e hoje ao Estado Islâmico.

Nível 4 de alerta antiterror

Segundo o informe, a Catalunha é onde “os processos de radicalização detectados foram os mais rápidos”. Nos últimos cinco anos, o crescimento do EI se refletiu na região, fazendo com que as forças de segurança gastassem mais orçamento em armas pesadas. Segundo fontes do Ministério do Interior citadas pelo “La Vanguardia”, em dezembro de 2016 o nível de alerta de terror já era 4 e fez com que a polícia catalã comprasse 72 fuzis.



GRUPO DE EXTREMA-DIREITA E CONTRAMANIFESTANTES SE ENFRENTAM NAS RAMBLAS


Membros do grupo de ultradireita Falange enfrentam manifestantes anti-extrema-direita em manifestação, nesta sexta-feira, em La Rambla, avenida onde um atentado terrorista matou 13 pessoas e feriu mais de cem no dia anterior. Na manifestação, algumas pessoas gritavam a frase "A Catalunha é cristã e não muçulmana!"Foto: JOSEP LAGO / AFP

Manifestantes de extrema-direita carregam bandeiras em manifestação no dia posterior ao ataque terrorista em Las Ramblas. Nesta quinta-feira, motoristas atropelaram pedestres em dois ataques separados em sequência - um em Barcelona e outro em uma popular cidade litoralFoto: Emilio Morenatti / AP

Contramanifestantes tentam expulsar membro de grupo de extrema-direita durante o protesto em Las Ramblas, no dia posterior ao do atentado que deixou 13 mortos e 150 feridos na quinta-feira. Na sexta-feira, policiais atiraram e mataram 5 pessoas, que carregavam cintos de explosivos, e que estavam ligados ao ataque de Las RamblasFoto: Manu Fernandez / AP

Contramanifestantes seguram manifestante de extrema-direita que fazia parte do grupo que protestava na sexta-feira. Os dois ataques que aconteceram na Espanha na quinta-feira deixaram um total de 14 mortos e 130 feridosFoto: Manu Fernandez / AP

Um contramanifestante e um manifestante de extrema-direita brigam durante protesto nas RamblasFoto: Manu Fernandez / AP

Polícia intervém em briga entre manifestante de extrema-direita e contramanifestanteFoto: SUSANA VERA / REUTERS

Polícia tenta conter confusão em confronto entre grupo de extrema-direita e contra-manifestantes em Las Ramblas nessa sexta-feira. As vítimas fatais dos atentados na Espanha desta quinta-feira pertencem a 35 nacionalidades e começaram a ser identificadas no Instituto de Medicina Legal espanholFoto: SUSANA VERA / REUTERS

Contra-manifestantes tentam expulsar membro de grupo de extrema direita durante o protesto em Las Ramblas. Os responsáveis pelos crimes que ocorreram na Espanha nesta quinta-feira fazem parte de uma célula extremista de 12 integrantes: quatro estão presos, cinco morreram em operação da polícia espanhola em Cambrils e três estão soltosFoto: SUSANA VERA / REUTERS

Manifestantes contra a extrema direita se reúnem contra ato do grupo de extrema-direita Falange, em Las Ramblas, nesta sexta-feira. "Nem ISIS (Estado Islâmico), nem fascistas", diz cartaz carregado por manifestanteFoto: JAVIER SORIANO / AFP

Policiais acompanham ato contra manifestação de extrema direita nas Ramblas, em BarcelonaFoto: JAVIER SORIANO / AFP
1 de 10AnteriorPróximo
Por outro lado, Manuel H. ressalta características geográficas que podem tornar a região ainda mais suscetível à formação de células radicais: a fronteira com a França, que poderia ser uma rota de fuga, e o contato com o Mediterrâneo, que pode representar uma inspiração para terroristas oriundos da Síria.


O aumento dos grupos extremistas e da realização de ataques por toda a Europa também faz crescer parte da propaganda jihadista para recuperar o “al-Andalus”, território da Península Ibérica que esteve sob controle muçulmano por mais de 700 anos na Idade Média.— Nos últimos cinco anos, os processos de radicalização aumentaram, envolvem mais gente, e se tornaram mais rápidos. Além do aumento da propaganda do EI, das informações em redes sociais, e do aumento do fluxo de pessoas na Europa, alguns radicais se sentem influenciados pela percepção de ter uma cercania física com o grupo, pois há zonas da Síria que tocam o Mediterrâneo e são onde estão alguns terroristas — explica. — Barcelona é muito turística. Movimentada. E está próxima à França.

— Para os radicais, recuperar a época mais grandiosa de sua história é fundamental — alerta o especialista.

LEIA MAIS EM https://oglobo.globo.com/mundo/catalunha-regiao-da-espanha-com-mais-jihadistas-21724002#ixzz4qCYwVYUo

=================================================


=================================================


AMIGO/GA , VAI LÁ NO YOUTUBE E DÁ UM LIKE E TAMBÉM SE inscreva  NO CANAL ! OBRIGADO !É LÁ NO YOUTUBE . MUITO GRATO !

https://www.youtube.com/watch?v=ZM28TK6FznE&t=11s
https://www.youtube.com/watch?v=-tJykFs8nwA
https://www.youtube.com/watch?v=vLcd4TCyMJo
https://www.youtube.com/watch?v=TmRHn0ZK6jA
https://www.youtube.com/watch?v=BsdbNKzRd2c




https://www.youtube.com/watch?v=_NMBSyNVdPA

Antes do incidente em S. JANÚ.

Estádio brasileiro entra para a lista

de estádios mais hostis do mundo;

 Confira  o TOP 5

O site inglês The Telegraph  listou os 5 estádios mais perigosos do mundo, e o Brasil não ficou fora dessa lista.

Confira o ranking feito pelo portal:

5. Mestalla - Espanha

Mestalla
A Espanha abriga diversos estádios dignos de admiração, porém, não o Mestalla. O estádio do Valência já viveu momentos de horrores, além de diversos casos de racismo contra os atletas que vinham enfrentar o time local. 

4. Signal Iduna Park - Alemanha

singal
Todos conhecem a torcida do Borussia Dortmund como uma das mais fanáticas do mundo. Recentemente, em fevereiro, os torcedores se envolveram uma briga do lado de fora do campo contra a torcida do RB Leipezig. Na hora, 28 pessoas foram presas. Não deve ser fácil visitar o estádio.

3. Ali Sami Yen - Turquia

galata
Os turcos são fanáticos pelo futebol, e isso as vezes atrapalha o espetáculo. O lema que o estádio carrega é: "Bem-vindo ao Inferno". Além disso, o campo já foi palco para diversos confrontos entre torcidas. 

2. San Paolo - Itália

san paolo
Em Nápoles, o futebol é tratado como religião. E isso deixa o estádio ainda mais perigoso. Com a acústica favorável, quem já foi lá diz que as músicas fazem os ouvidos "sangrarem". 

1. São Januário - Brasil

sao januario
"A casa do Vasco da Gama não é o maior estádio, mas se você escolher o jogo certo e ele pode realmente mexer com a emoção. Estive em três estádios no Rio, também no Maracanã e no Engenhão, e São Januário enlouqueceu num jogo do ano 2000, quando Edmundo estava presente. Eu estava na arquibancada (a tribuna de imprensa estava lotada) e fui afugentado por torcedores enlouquecidos do Vasco. ‘Corra’, disse um policial.”, diz o artigo.  




========================================

========================================

AMIGO/GA , VAI LÁ NO YOUTUBE E DÁ UM LIKE E TAMBÉM SE inscreva  NO CANAL ! OBRIGADO !É LÁ NO YOUTUBE . MUITO GRATO !