quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Big Bang SIM !

Há alguns meses, rodou o Face notícias sobre um artigo onde físicos afirmavam que o Big Bang nunca havia existido, e entre tantos comentários estapafúrdios, o que mais se viu foi o já famoso "eu sabia"! Se já sabia, porque não publicou um artigo, demonstrou e... ganhou o prêmio Nobel? É... nada mais contundente que o achismo "eu sabia", isso sem levar em conta que, quase com a mais absoluta certeza, a esmagadora maioria dos que "já sabiam" não entenderam lhufas, uma vez que o trabalho em questão substituiu as Geodésicas Clássicas da Relatividade Geral por Trajetórias Quânticas, e demonstram que tais trajetórias não convergiam nem no Passado (Big Bang), nem no Futuro (Big Crunch), ou seja, olha que beleza, nada de Singularidades!
O senão fica por conta que os que "já sabiam" apenas se esqueceram de achar o termo "Trajetória Quântica" um tanto estranho, já que na Mecânica Quântica NÃO EXISTEM trajetórias definidas, aliás, o conceito sequer tem significado.
Pois é... o trabalho em questão se utiliza de um modelo alternativo à Mecânica Quântica, o Modelo de Bohm, o qual generaliza a teoria da Onda Piloto de Louis de Broglie, e que assume que as trajetórias das partículas são trajetórias clássicas.
Entre uma infinidade de problemas com esse modelo, talvez o maior seja sua artificialidade, dependendo de "coisas bizarras e contraditórias", como uma onda de energia zero, que a posição de uma partícula dependa da posição de TODAS as demais partículas do Universo e que tais informações são transmitidas instantaneamente pelo não menos bizarro Potencial Quântico.
Então, para homenagear todos os achistas que "já sabiam", posto este novo trabalho, aliás, bastante interessante!
Escrito no face por Nelson Magrine , Físico,escritor e um grande amigo !






Traduzido de Phys.org De acordo com a teoria da relatividade de Einstein, a curvatura do espaço-tempo era infinita no Big Bang. Na verdade, neste ponto, todas as ferramentas matemáticas falham e a teoria quebra. No entanto, permaneceu a…
SOCIENTIFICA.COM.BR